Geral

Geral
Publicidade

Portugal chama mais de 7 mil brasileiros para regularizar visto de residência

Depois de quase dois anos na fila, 7,1 mil brasileiros estão mais perto da cobiçada autorização de residência portuguesa, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ao Portugal Giro.


Portugal chama mais de 7 mil brasileiros para regularizar visto de residência


Cidadania portuguesa: Lei é regulamentada, e pedidos de brasileiros disparam


São imigrantes brasileiros aptos à regularização porque apresentaram contrato de trabalho e fizeram manifestação de interesse até 25 de setembro de 2020.


Eles foram convocados esta semana e começarão a ser entrevistados em setembro. É o último passo da longa espera.


Apesar dos esforços do SEF, que conseguiu acelerar e digitalizar parte dos procedimentos partir de 2021, milhares de brasileiros ainda estão com processos pendentes. Em breve, serão convocados aqueles que deram entrada no último trimestre de 2020.


Há vagas: Brasileiros contratados chegam a Portugal para trabalhar e repovoar terra de Cabral


Ao todo, o SEF notificou 15 mil estrangeiros esta semana, sendo 47% brasileiros. Desde o início das convocações regulares em outubro de 2021, mais de 77 mil imigrantes foram notificados e a maioria é brasileira.


Somente em outubro de 2021, mais de 17 mil brasileiros foram chamados. Estavam à espera de uma entrevista desde 2017.


Destino: Mais de 250 mil brasileiros entraram em Portugal em cinco meses


Todo o processo corre sob o abrigo do artigo 88º - 2 da Lei dos Estrangeiros (23/2007), que estabelece a regularização da permanência em Portugal dos trabalhadores com contrato.


São imigrantes que desembarcaram como turistas e conseguiram contrato de trabalho. São cruciais para a economia diante da falta de mão de obra e crise demográfica. Têm que pagar impostos e contribuições mensais para a Previdência Social mesmo sem a documentação oficial, que garante a maioria dos direitos em solo português. 


Vidas pela metade: Brasileiros vão às ruas de Portugal exigir visto de residência


Para combater este limbo imigratório, o governo prometeu criar um visto para a busca de trabalho. Está no programa do primeiro-ministro António Costa, do Partido Socialista, que agora tem a maioria absoluta e o caminho livre para a aprovação no Parlamento.

Acesse:https://www.instagram.com/portalid.oficial/



Fonte: O Globo

Nenhum comentário

Publicidade

Publicidade

Destaque

randomposts

Anuncie

Publicidade
PUBLICIDADE 300X250
Publicidade