Geral

Geral
Publicidade

Moradores do Novo Jockey se mobilizam por melhorias no bairro

Eles reivindicam por saneamento básico, iluminação, transporte público e unidade de saúde


Moradores do Novo Jockey se mobilizam por melhorias no bairro
Moradores do Novo Jockey vem sofrendo com a falta de saneamento básico (Foto: Reprodução)


Moradores do Novo Jockey, em Campos, reclamam que o bairro está em situação de abandono. Em abril, eles criaram um movimento “S.O.S Novo Jockey” para denunciar problemas como falta de saneamento básico, iluminação, transporte público e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As queixas vêm de diferentes ruas do bairro. As denúncias foram feitas pelas redes sociais. Na segunda-feira (9), uma equipe da 3ª VIA TV esteve no Novo Jockey e ouviu as queixas dos moradores.


Kalily de Fátima Barreto Rocha é moradora da Rua Bom Jesus. “Cansei de dar de cara com o esgoto na porta de casa, de ver os vizinhos sofrendo com água contaminada dentro de casa toda vez que chove. Cansei de ter que conviver com sapos, aranhas, mosquitos e até cobra. Cansei de ficar mais de duas horas no ponto do ônibus e sempre encontrar ele lotado. Quero dignidade para viver no meu bairro”, desabafa a dona de casa.


Quintais alagados no bairro

Moradores do Novo Jockey se mobilizam por melhorias no bairro
Quintais alagados no bairro


Os moradores criaram o movimento “SOS Novo Jockey” para tentar dialogar com o poder público sobre os problemas enfrentados. “Só nos respondem que existe um projeto para melhoria do local.  Queremos saber se existe mesmo”, alegam.


A moradora da Rua Santa Ana, Maria Madalena Cordeiro, reclama que a falta de saneamento no básico provoca mau cheiro e facilita a presença de bichos, além de causar problemas de saúde para quem mora no local. Ela conta que seu marido desenvolveu meningite bacteriana devido ao contato com as águas de fossa no bairro. “O meu marido tem uma fístula e, com isso, tem uma pré-disposição para desenvolver outras doenças. Como ele acaba tendo contato com essas águas de fossa no bairro, desenvolveu meningite bacteriana.” afirma a moradora.


Em contato com a reportagem, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes respondeu sobre algumas das queixas dos moradores:


“O Novo Jockey está na lista do Programa Bairro Legal, que prevê a urbanização completa do bairro, com a instalação da rede de saneamento básico, criação de áreas de lazer e pavimentação das ruas. O Programa Bairro Legal será implementado por meio de uma parceria com o Governo do Estado. A Prefeitura está aguardando a licitação das obras do programa para começar as intervenções. Sobre os terrenos abandonados, a Secretaria de Ordem Pública tem notificado os proprietários para que limpem e cerquem seus terrenos. A pasta pede que a população denuncie os terrenos abandonados pelo telefone da Posturas, o número é 22 98168.3645.


Ruas sem calçamento

Sobre a situação do transporte, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte informa que já notificou a empresa para regularizar a prestação do serviço para a população e que já foi encomendada a colocação de abrigos de ônibus. A colocação dos abrigos no município está prevista para começar nos próximos 30 dias.


Moradores do Novo Jockey se mobilizam por melhorias no bairro
Ruas sem calçamento


A Secretaria Municipal de Saúde informa que a reabertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) está sendo feita de forma gradativa e deve respeitar os critérios da Atenção Primária, entre eles a densidade demográfica e análise de distanciamento territorial das unidades já em funcionamento no município. Não há previsão a curto prazo para reabertura da UBS do Jockey Club” , informou a nota.


Na edição de segunda-feira (9) do Radar Regional, a repórter Millena Soares conversou com moradores do bairro que reclamaram e mostraram a atual situação do local.

Nenhum comentário

Publicidade

Publicidade

Destaque

randomposts

Anuncie

Publicidade
PUBLICIDADE 300X250
Publicidade